Frete Grátis para compras acima de R$ 250,00 / Até 7 dias para trocar / Em até 6x no cartão / Blog

O que é Fator de Proteção Solar?

11/11/2019 comentarios
179 visualizações

Quer saber o que é Fator de Proteção Solar? O FPS (Fator de Proteção Solar) contido nos Protetores Solares é um tipo de medida que serve para indicar o quanto eles são eficazes, ou seja, baseando-se na tabela de cores de pele Fitzpatrick, dita o tempo que você pode se expor ao Sol sem causar danos.

Essa medida indica qual deve ser o FPS dos protetores em forma de loções, cremes ou sprays, e é determinada por uma série de fatores, dentre eles, os mais importantes são:

  • O quanto sua pele absorve o protetor solar
  • Fototipo da pele de acordo com a tabela Fitzpatrick - é quem dita o esquema de classificação numérica para cada tonalidade de cor humana
  • Atividade que cada um pratica, pois o suor leva uma perda excessiva de proteção 
  • Quantidade e número de vezes que ele foi aplicado durante um dia

Todas as pessoas, inclusive as morenas, devem usar no mínimo um fator de proteção 15. Exemplo: uma pessoa morena, que se queimaria depois de 10 minutos no Sol quando estava sem nenhum tipo de proteção, só terá queimaduras após 150 minutos se estiver utilizando um protetor solar (loção, creme ou spray) com FPS 15.

Se deseja ter uma idéia do que irá acontecer com sua pele quando exposta ao sol, dê uma olhada na tabela Fitzpatrick abaixo:

COR QUEIMADURA BRONZEAMENTO TIPO 
Branca Pálida Queima Facilmente Não se bronzeia TIPO I
Branca Queima Facilmente Bonzeia-se com dificuldade TIPO II
Branca Pode queimar inicialmente Bronzeia-se facilemente TIPO III 
Castanha-clara / oliva Dificilmente queima Bronzeia-se facilmente TIPO IV
Parda Habitualmente não se queima Bronzeia-se facilmente TIPO V
Negra Não se queima Torna-se mais escura TIPO VI

tabela Fitzpatrick de cores de pele

Como você já deve saber, os danos causados na pele pelos Raios Ultravioletas são enormes, além do envelhecimento, causam manchas, queimaduras e doenças severas como o Câncer, então como saber se estamos suficientemente protegidos já que os Raios UV são invisíveis?

Além da tabela acima que pode ajudar muito se observá-la e seguir a indicação para a sua pele, o ideal é sempre optar pelo mais seguro: quanto mais clara for a pele, mais altos devem ser os valores de FPS.  

Outra situação para ficar atento, os protetores solares (loções, cremes e sprays) geralmente bloqueiam somente os Raios UVB, deixando a desejar na proteção dos Raios UVA, que são aqueles que merecem maior cuidado, penetram profundamente na pele, incidem sobre ela o ano inteiro independente do clima, e são os responsáveis pelas doenças de pele como o câncer.

Dê preferência sempre para protetores que protejam igualmente Raios UVA e UVB.

Para entender mais sobre os Raios UVA e UVB você pode acessar o artigo sobre as diferenças entre os raios ultravioletas.  

Lembre-se que ainda não é possível proteger a pele com 100% de eficácia. Os protetores solares bloqueiam até 98% dos Raios Ultravioletas, e necessitam de reaplicação quando a exposição ao Sol se prolonga, quando você realiza esportes, ou quando entra na água.

A Proteção ideal

A melhor opção para a completa proteção solar é aliar o uso de protetores solares (loções, cremes ou sprays) com as roupas de proteção solar. Para isso as roupas com Proteção Solar Extreme UV, o fator de proteção chama-se FPU (fator de proteção ultravioleta), e pode bloquear até 98,5% a passagem dos Raios UV para a pele.

Como a barreira é física entre a pele e os raios UV (camiseta, calça e acessórios), existe literalmente um bloqueio dos Raios, diminuindo consideravelmente queimaduras, manchas e o aparecimento de doenças, sem contar que não é necessário o uso de protetor solar nas partes cobertas pela peça, ela, por si só já irá fazer esse trabalho.

Fique atento: roupa normal de algodão não possui eficiência de bloqueio aos raios ultravioletas (UVA e UVB). Leia nosso artigo completo sobre a diferença entre uma camisa normal de algodão e uma camisa uv. Evite problemas e aproveite o sol com segurança e responsabilidade.

Sobre a tabela Fitzpatrick de Cor de Pele

Thomas B. Fitzpatrick foi um médico dermatologista dos Estados Unidos da América. Em suas pesquisas, desenvolveu a tabela de cores de pele, chamada de ESCALA DE FITZPATRICK, que é um esquema de classificação numérica para classificar a cor da pele humana e sua exposição aos raios ultravioletas.

escala de pele fitzpatrick

Imagem: Escala de Fitzpatrick para cor da pele humana

 

Se quiser continuar no assunto, dê uma olhadinha no artigo que fizemos falando da Diferença entre Protetor Solar e Roupas com Proteção UV.

Agora que você já entendeu o que é fps protetor solar pode acessar o site da Extreme UV e escolher sua roupa com Proteção Solar para aproveitar o Sol numa boa!

Compartilhe nas suas Redes Sociais :)

Comentários
Mais acessadas