Frete Grátis para compras acima de R$ 250,00 / Até 7 dias para trocar / Em até 6x no cartão / Blog

Diferença entre protetor solar e roupa UV

03/04/2017 comentarios
32.280 visualizações

QUAL A DIFERENÇA ENTRE USAR PROTETOR SOLAR E ROUPAS COM PROTEÇÃO SOLAR?

As Roupas com proteção Solar protegem mais ou menos do que os Protetores Solares? E qual a diferença entre FPS e FPU?

Leia essas curiosidades sobre a diferença entre protetor solar e roupas com UV neste artigo.

 

1- Roupas com Proteção Solar filtram os raios UVA e UVB?

As roupas com proteção Solar protegem (filtram) com a mesma intensidade tanto os raios UVA quanto os raios UVB. Já os protetores solares costumam proteger menos da metade de UVA do que UVB. Veja alguns rótulos:

protetor solar nao protege uva

 

2- Se eu usar uma camisa com proteção solar eu vou ficar bronzeado?

Pelo fato de tanto a radiação UVA quanto a UVB serem 98% filtradas usando uma camisa com proteção solar, você não ficará bronzeado. Já usando protetor solar, você continua recebendo uma grande parte de radiação UVA, que é responsável pelo bronzeado.

bronzeado com protetor solar e camisa uv

 

3- Qual tipo de proteção ajuda a prevenir envelhecimento da pele?

A radiação UVA é a principal responsável pelo envelhecimento prematuro da pele, e como as roupas com proteção UV filtram tanto UVA quanto UVB, é melhor usar uma camiseta UV para proteger os braços do que usar protetor solar. Além do fato de que os protetores precisam ser reaplicados a cada duas horas, pois perdem o fator de proteção em um curto intervalo de tempo.

diferenca uva uvb extreme uv

 

4- As roupas UV tem algum produto químico que entra em contato com a pele?

Não, diferente dos protetores solares, que tem inúmeros componentes químicos, cuja a maioria é absorvida pela pele, as roupas UV não liberam nenhum composto químico. O uso de roupas UV também é uma boa alternativa para pessoas com alergia a protetor solar.

passando protetor solar

 

5- Roupas com Proteção Solar podem ser usadas em todas as idades?

Justamente por serem inertes e não liberarem nenhum componente químico que possa reagir com a pele, as roupas com proteção solar podem ser usadas tanto por bebês, que tem a pele sensível, quanto por idosos, que tem a pele delicada.

 

6- Quanto tempo dura o fator de proteção em roupas UV?

A maioria das roupas UV da atualidade foram desenvolvidas com uma técnica que torna o fator de proteção permanente. A Extreme UV só utiliza esses tecidos, ou seja, se você comprar uma camisa da Extreme UV, você pode usar e lavar quantas vezes quiser que a proteção estará permanentemente ativa.

 

7- Qual a diferença entre FPS e FPU?

FPS significa "Fator de Proteção Solar" e é usada em cremes e loções de uso tópico. O FPS leva em consideração apenas o bloqueio da radiação UVB. Já o FPU significa "Fator de Proteção Ultravioleta" e é usado em roupas, como camisas, camisetas e blusas. O FPU é medido tanto pelo bloqueio de UVA quanto UVB.

 

8-  O que é o PPD na proteção solar ?

O PPD, da sigla em inglês “Persistent Pigment Darkening”,  em português “Escurecimento Persistente do Pigmento”, é a forma de medir a proteção dos raios solares ultravioleta tipo A (UVA). Esses raios são responsáveis pelo escurecimento da pele após a exposição solar. 

 

9-  Qual é a função do PPD ?

O PPD (Escurecimento Persistente do Pigmento) apresenta qual é a proteção oferecida por um protetor contra a radiação solar UVA, principal causadora do envelhecimento da pele, pois o mesmo penetra profundamente na pele, causando danos.

 

10-  Qual a diferença então entre o PPD e FPS na proteção solar ?

 O FPS (Fator de Proteção Solar) representa o grau de proteção sobre os raios ultravioletas do tipo B (UVB) já o PPD representa o grau de proteção sobre os raios ultravioletas do tipo A (UVA).

 

11-  Mas qual os problemas causados pelos raios UVA e UVB?

 Os Raios UVB causam queimaduras solares e câncer de pele. Já os Raios UVA são responsáveis por acelerar o surgimento de rugas, flacidez e manchas na pele.

 

12-  Mas como saber o valor ideal de PPD na proteção Solar?

 Quando falamos de Protetores Solares, todos eles devem possuir um PPD adequado, que deve ser equivalente a um terço do valor do FPS, ou seja, um protetor solar com FPS 30 deve ter um PPD de no mínimo 10.

Para as roupas com proteção solar o bloqueio dos raios nocivos é muito mais intenso. Ficando em 98% de bloqueio igualmente em Raios UVA e UVB. Pensando em proteção a roupas possuem muito mais eficiência quando se busca evitar os raios solares.

 

13-  E qual usar? Roupa com Proteção Solar ou Protetor Solar?

 As roupas com proteção solar bloqueiam cerca de 98% dos raios solares, sejam UVA e UVB, criando uma proteção excelente contra o envelhecimento, evita aceleração no surgimento de rugas, combate ao câncer entre outros.

O protetor solar é indicado para uso no rosto.

 

!4- Onde comprar Roupas com Proteção Solar?

Na loja Virtual Extreme UV você encontra vários modelos de proteção solar em Roupas UV. Desde opções para uso no calor intenso aos modelos térmicos que possuem tecnologia de aquecimento para frios intensos. 

Acesse os nossos produtos com proteção solar neste link

 

Achou interessante? Comente, Pergunte, Compartilhe!

Comentários
Mais acessadas