Entenda como funcionam as Normas para a Proteção Solar de Tecidos no Brasil
No Brasil, a Norma ABNT para proteção solar em tecidos foi regulamentada no ano de 2018, anteriormente a isso não havia nenhuma norma no país que abordasse esse assunto, então as empresas acabavam seguindo as normas internacionais para a fabricação de seus tecidos.
A norma Australiana elaborada pela ARPANSA AN/NZS 4399:1996 sempre foi a mais indicada e a ABNT utilizou essa normas como referência para elaborar a sua própria norma, atendendo todas as exigências das normas internacionais e completando com a legislação nacional.
Os produtos Extreme UV estão em conformidade com a norma brasileira ABNT NBR 16695:2018, seguindo suas diretrizes e parâmetros, para a entrega de um produto eficaz para seus clientes.
Sobre a ABNT NBR 16695:2018
Essa é a Norma brasileira que estabelece os requisitos para determinação do FPU de tecidos, roupas e itens de vestuário, e também para a padronização e identificação adequada desses produtos. A análise de UVA é realizada na faixa de radiação solar ultravioleta entre 315nma 400nm, e UVB entre 280nm e 315nm.
Ela não se aplica a outras formas de proteção UV vindas de outras fontes que não seja o Sol. Protetores Solares em forma de cremes e sprays, bem como os óculos de Sol também não são regidos por esta norma.
A ABNT NBR 16695:2018 oferece informações aos consumidores quanto a capacidade dos tecidos de proverem proteção contra a radiação UV, elas devem estar claras na etiqueta das peças e aplicam-se a todos os artigos onde deve-se destacar a proteção UV.
Como são feitos os testes que regem essa norma?
São realizados a partir de quatro amostras de um mesmo tecido, que serão analisadas em todas as direções.
A análise é feita pelo espectrofotômetro ou espectroradiômetro calibrado que irá quantificar os comprimentos de ondas que passam nas amostras de tecidos, e fornecer dados para evidenciar o grau de Proteção Solar que elas se encaixam.
Alguns pontos a destacar nos testes realizados:
» Quando os tecidos UV possuírem alguma textura, a área analisada será a com menor cobertura;
» Quando as cores forem diferentes num mesmo material, cada cor será ensaiada e analisada;
» Quando a peça for forrada, forro e tecido serão analisados juntos.
Os testes que definem as regras da norma brasileira são realizados a partir de materiais têxteis secos e não esticados.
Após a validação dos ensaios, um laudo final é feito e entregue para a empresa solicitante, com o respectivo FPU, deixando claro a faixa de proteção UV que ele deve ser comercializado.
Somente laboratórios com equipamentos adequados e calibrados podem realizar os ensaios e emitir os laudos referente ao fator de proteção solar em produtos têxteis.
A importância de confiar na marca que você compra
A proteção contra os Raios Ultravioletas é um assunto muito sério, os danos causados por eles na saúde humana são imensos. Roupas com proteção solar são uma ótima opção para proteger-se desses malefícios de uma forma rápida, segura e confortável. Entender como funciona a aplicação da Proteção UV no tecido e qual é a norma que a empresa que está lhe oferecendo o produto segue, é essencial para saber se, o que você está comprando é realmente o produto adequado.
Informação nunca é demais! Quanto mais você souber sobre aquilo que você está querendo comprar, mais seguro você vai estar.
A Extreme UV possui vários textos sobre a Proteção Solar que irão contribuir com suas dúvidas, dentre eles destacamos abaixo os mais acessados:
>> Roupa UV funciona?
>> Diferença entre camisa normal e uma camisa UV
>> Como escolher a sua camisa UV
>> Proteção UV permanente
>> Escolha pelo tecido de proteção solar
>> Diferença entre os Raios UVA e UVB
>> A proteção solar ideal para cada temperatura
Fique atento: Quando uma análise de tecidos é antiga, ela pode não oferecer as informações corretas sobre a proteção solar do produto, você pode estar comprando um produto que não foi testado recentemente e que não obedece as regras da ABNT. Tecidos mudam constantemente e essas análises devem ser feitas periodicamente.
Proteção UV na construção do Tecido
Todos os tecidos da Extreme UV possuem proteção solar permanente, que é gerada na construção da malha, garantindo que ela não saia com as lavagens e dure por toda a vida útil da peça. Esse método dispensa a aplicação de produtos químicos, tornando o produto mais seguro, e protege você contra os Raios UVA e UVB.
A proteção solar da Extreme UV feita na construção da peça é totalmente segura, sempre manterá o mesmo fator de proteção solar com o passar do tempo. Existem por aí aquelas que saem conforme você lava a peça, tornando a proteção menor a cada lavagem, fuja desses produtos.
Ter a certeza de que o produto que você está comprando atenderá as suas expectativas é muito importante. Caso ainda tenha alguma dúvida escreva para a Extreme UV!
Compartilhe na Redes Sociais