Frete Grátis para compras acima de R$ 250,00 / Até 7 dias para trocar / Em até 6x no cartão / Blog

banner pag especial norma uv

 

Entenda como funcionam as Normas para a Proteção Solar de Tecidos no Brasil

 

No Brasil, a Norma ABNT para proteção solar em tecidos foi regulamentada no ano de 2018, anteriormente a isso não havia nenhuma norma no país que abordasse esse assunto, então as empresas acabavam seguindo as normas internacionais para a fabricação de seus tecidos. 

 

A norma Australiana elaborada pela ARPANSA AN/NZS 4399:1996 sempre foi a mais indicada e a ABNT utilizou essa normas como referência para elaborar a sua própria norma, atendendo todas as exigências das normas internacionais e completando com a legislação nacional. 

 

Os produtos Extreme UV estão em conformidade com a norma brasileira ANBT NBR 16695:2018, seguindo suas diretrizes e parâmetros, para a entrega de um produto eficaz para seus clientes. 

 

abnt nbr ok

Sobre a ABNT NBR 16695:2018

 

Essa é a Norma brasileira que estabelece os requisitos para determinação do FPU de tecidos, roupas e itens de vestuário, e também para a padronização e identificação adequada desses produtos. A análise de UVA é realizada na faixa de radiação solar ultravioleta entre 315nma 400nm, e UVB entre 280nm e 315nm.

 

Ela não se aplica a outras formas de proteção UV vindas de outras fontes que não seja o Sol. Protetores Solares em forma de cremes e sprays, bem como os óculos de Sol também não são regidos por esta norma. 

 

A ABNT NBR 16695:2018 oferece informações aos consumidores quanto a capacidade dos tecidos de proverem proteção contra a radiação UV, elas devem estar claras na etiqueta das peças e aplicam-se a todos os artigos onde deve-se destacar a proteção UV.

 

Como são feitos os testes que regem essa norma?

 

São realizados a partir de quatro amostras de um mesmo tecido, que serão analisadas em todas as direções. 

 

A análise é feita pelo espectrofotômetro ou espectroradiômetro calibrado que irá quantificar os comprimentos de ondas que passam nas amostras de tecidos, e fornecer dados para evidenciar o grau de Proteção Solar que elas se encaixam.

 

Alguns pontos a destacar nos testes realizados: 

» Quando os tecidos UV possuírem alguma textura, a área analisada será a com menor cobertura; 

» Quando as cores forem diferentes num mesmo material, cada cor será ensaiada e analisada;

» Quando a peça for forrada, forro e tecido serão analisados juntos. 

 

Os testes que definem as regras da norma brasileira são realizados a partir de materiais têxteis secos e não esticados. 

 

Após a validação dos ensaios, um laudo final é feito e entregue para a empresa solicitante, com o respectivo FPU, deixando claro a faixa de proteção UV que ele deve ser comercializado. 

 

Somente laboratórios com equipamentos adequados e calibrados podem realizar os ensaios e emitir os laudos referente ao fator de proteção solar em produtos têxteis.

 

banner pag especial norma uv n

 

A importância de confiar na marca que você compra

 

A proteção contra os Raios Ultravioletas é um assunto muito sério, os danos causados por eles na saúde humana são imensos. Roupas com proteção solar são uma ótima opção para proteger-se desses malefícios de uma forma rápida, segura e confortável. Entender como funciona a aplicação da Proteção UV no tecido e qual é a norma que a empresa que está lhe oferecendo o produto segue, é essencial para saber se, o que você está comprando é realmente o produto adequado.

 

Informação nunca é demais! Quanto mais você souber sobre aquilo que você está querendo comprar, mais seguro você vai estar.

 

A Extreme UV possui vários textos sobre a Proteção Solar que irão contribuir com suas dúvidas, dentre eles destacamos abaixo os mais acessados:

>> Roupa UV funciona?  
>> Diferença entre camisa normal e uma camisa UV 
>> Como escolher a sua camisa UV  
>> Proteção UV permanente 
>> Escolha pelo tecido de proteção solar 
>> Diferença entre os Raios UVA e UVB  
>> A proteção solar ideal para cada temperatura 

 

Fique atento: Quando uma análise de tecidos é antiga, ela pode não oferecer as informações corretas sobre a proteção solar do produto, você pode estar comprando um produto que não foi testado recentemente e que não obedece as regras da ABNT. Tecidos mudam constantemente e essas análises devem ser feitas periodicamente. 

 

banner paginas especiais protecao solar 

 

Aplicação da Proteção UV na fiação da peça

 

Todos os tecidos da Extreme UV possuem proteção solar permanente, que é feita durante a fiação da peça, onde aplica-se dióxido de titânio no fio, que incorpora-se às fibras e fica permanentemente ativo, não saindo nem mesmo com as lavagens.

 

A proteção solar da Extreme UV feita na fiação da peça é totalmente segura, sempre manterá o mesmo fator de proteção solar com o passar do tempo. Existem por aí aquelas que saem conforme você lava a peça, tornando a proteção menor a cada lavagem, fuja desses produtos. 

 

Ter a certeza de que o produto que você está comprando atenderá as suas expectativas é muito importante. Caso ainda tenha alguma dúvida escreva para a Extreme UV!

Comentários