Frete Grátis para compras acima de R$ 250,00 / Até 7 dias para trocar / Em até 6x no cartão / Blog

Qual a diferença entre uma Camisa normal de Algodão e uma Camisa UV?

15/08/2019 comentarios
13.862 visualizações

Os benefícios da exposição solar são inúmeros, dentre eles destacamos a absorção de Vitamina D, essencial à saúde humana, que deve acontecer através da exposição ao Sol, durante 15-20 minutos diários. Mas quando a exposição ao Sol se dá de forma demasiada, durante muito tempo e por vários dias, precisamos nos proteger da incidência dos Raios Ultravioletas sobre nossa pele.

Além dos protetores solares em forma de loções e sprays, que necessitam de várias reaplicações ao longo do dia, podemos optar pelas Roupas com Proteção UV, onde estaremos durante todo o tempo protegidos pela peça.

Mas, qual a diferença entre uma camisa normal de algodão e uma camisa UV?

A principal diferença entre uma camisa normal de algodão e uma camisa UV é a quantidade de bloqueio dos Raios UV nocivos à saúde.

Uma camisa normal de algodão possui baixo fator de Proteção Solar, em média FPU 7 (Fator de Proteção Ultravioleta), podendo variar conforme a gramatura e construção do tecido, isso significa que 7 em cada 50 raios ultravioletas são bloqueados, ou seja, você tem em torno de 14% de proteção. Isso faz com que a exposição ao Sol com essas roupas necessitem da aplicação também de um protetor solar em forma de loções ou cremes e sprays na pele, por baixo da camisa.

Enquanto isso, em uma Camisa UV o FPU sempre será acima de 30 (precisa, necessariamente, ser acima de 30 para poder ser chamada de Camisa UV). Você terá um padrão excelente de Proteção Solar quando o fator for entre FPU45 e 50+, tido como o melhor fator de Proteção UV dentre roupas e acessórios, bloqueando a passagem dos Raios UV em 98,5%, uma excelente proteção solar, que não necessita de aplicações de protetores solares em cremes ou sprays nas partes cobertas pela peça. 

Camisa normal de algodão protege 14% enquanto uma Camisa UV protege 98,5% os raios nocivos.

Além disso, o algodão se comparado com uma Camisa UV, em relação ao seu desempenho no Sol, é muito pior. Quando molhado ele absorve muita água e demora a secar, imagine isso em um dia de muito calor e Sol, onde o seu suor vai ser absorvido por uma camiseta de algodão, que ficará encharcada por muito tempo, deixando você desconfortável.

Com uma Camisa UV, fabricada com fibras sintéticas que conseguem absorver o suor e dissipá-lo com muita facilidade, você se manterá seco, mesmo nos dias mais quentes, além disso o benefício da proteção solar permanente dispensa o uso de protetores solares nas partes cobertas pela peça.

Camisas UV absorvem o suor do corpo e dissipam muito mais que as camisas de algodão. Isso deixa seu corpo mais seco, gerando maior conforto.

A Extreme UV trabalha somente com tecidos com proteção solar permanente, aplicada na fiação da peça, fazendo com que ela não saia com as lavagens, ficando ativa durante toda a vida útil da peça.

Temos ainda outras diferenças entre camisas de algodão e camisas UV que merecem serem destacadas.

Uma camiseta de ALGODÃO possui grande capacidade de absorção do suor, ficando encharcada e pesada com facilidade, situação em que ela não consegue ventilar pois suas tramas quando molhadas não permitem. Além disso sua proteção solar é muito baixa, e quando molhada se torna bem menor, fazendo com que a aplicação do protetor solar por baixo dela seja algo imprescindível durante a exposição solar.

As Camisas com proteção solar permanente da Extreme UV são confeccionada com dois tipos de fibras sintéticas, a Poliamida e o Poliéster. A POLIAMIDA é a mais nobre delas, super leve, macia e com ótima elasticidade, ela possui toque geladinho, não encolhe e nem deforma, é super resistente ao uso, ficando em estado de ‘nova’ por muito tempo. Além disso, as camisas de poliamida, são super fáceis de lavar e não necessitam passar.

Camisas com Proteção Solar da Extreme UV possuem acão permanente: lave quantas vezes quiser que o efeito bloqueador não acaba.

Já as camisas de POLIÉSTER são leves e absorver muito bem o suor, e por secar muito rápido, acabam fazendo com que ele evapore rapidamente e mantenha seu corpo sempre seco durante suas atividades físicas. Tecido macio, usado também nas camisas de futebol, de fácil lavagem e não precisa ser passado.

Como saber se uma camisa tem proteção UV?

Existem Normas e testes que comprovam a eficácia de tecidos com proteção ultravioleta. A Norma Australiana AS/NZS 4399:1996 é a Norma que possui o mais alto padrão, e é a qual a Extreme UV usa para testar todos os seus produtos.

Observe se a marca da camiseta é conhecida e se tem avaliações dos produtos. Também veja se os produtos possuem etiquetas informando o FPU e dados técnicos. 

A Extreme UV realiza estes testes em laboratórios homologados pelo INMETRO e utiliza somente tecidos com ótimo índice de proteção UV (FPU maior que 45). Cada produto possui o fator de proteção especificado em sua descrição, mas nenhum deles é menor do que FPU45, que já bloqueia sua pele 97% mais do que se estivesse sem a camisa.

As camisas com proteção solar Extreme UV são confeccionadas com tecidos sintéticos, à base de poliéster ou poliamida, como já mencionamos no texto, pois é através das fibras desses tecidos, que é realizado o processo de aplicação da Proteção Solar nas roupas, onde adicionamos Dióxido de Titânio durante a fiação delas, que incorpora-se as fibras, tornando essa proteção solar permanentemente ativa no tecido, não saindo nem mesmo com as lavagens.

Em tecidos naturais, como o algodão, o Dióxido de Titânio não tem boa aderência e se perde com a lavagem da camiseta, portanto, mesmo que esse aditivo seja aplicado com o mesmo processo em que é feito nas fibras sintéticas, ele irá sair com a lavagem da camiseta, se tornando uma Proteção UV “descartável” e não eficiente.

Ao escolher suas roupas com Proteção Solar, procure sempre optar por marcas que se propõem a entregar o produto especificado na descrição, que deve estar completa, com muitas informações. Dê preferência para produtos com Proteção Solar permanente, as que não são, se perdem com as lavagens, pois a Proteção utilizada neste produto é feita depois dele acabado, através de sprays, durando muito pouco.

Agora vamos esclarecer as dúvidas mais frequentes em relação a Proteção UV em roupas:

Posso ficar tranquilo usando uma camiseta normal de algodão no Sol?

Não, as camisas normais de algodão não possuem um bom bloqueio dos Raios Ultravioletas, fazendo com que eles passem através de suas tramas e “queimem” sua pele. Além disso, se você estiver usando ela na água, essa proteção cai ainda mais, deixando sua pele exposta aos danos que podem ser causado pela exposição, sem proteção, ao Sol.

E quanto protege uma camisa com Proteção UV?

Depende do tecido escolhido. Quando você opta por usar uma Camisa com Proteção UV da Extreme UV a incidência dos Raios UV sobre sua pele será reduzida em pelo menos 97,5% quando o FPU for 45, nas camisas de tecido poliéster Dry. Já os modelos em Poliamida, que chamamos de Ice por possuir toque gelado, a proteção uv passa para FPU50+, bloqueando os Raios UV em 98,5%. E nos modelos de poliéster New Dry a proteção solar é de 98%, FPU50.

Posso levar minhas Camisas UV em viagens?

As camisas UV são perfeitas para viagens, por serem peças leves elas não pesam e nem tomam muito espaço nas malas. Além disso elas são super fáceis de lavar, e secam muito rápido, o que faz com que você possa levar menos peças, usar uma durante o dia, lavar a noite e até mesmo usá-la novamente no outro dia, pois ela já estará seca.

Qual a durabilidade de uma Camisa UV?

As camisas UV costumam durar muito, se respeitadas as instruções de lavagem especificadas na peça elas estarão “inteiras” por muito tempo. Como são feitas com fibras sintéticas, elas não desbotam, ficando com aparência de “nova” sempre.

As camisas UV retém muita areia?

Não, as camisas com proteção solar retém pouca areia, mas nosso modelo de poliamida “ICE” é o tecido conhecido por ter a menor taxa de retenção de areia, por isso geralmente é utilizado em roupas de surf e praia, deixando você confortável durante todo o tempo de uso.

Se você tiver alguma dúvida ou sugestão relacionada as Camisas com Proteção UV da Extreme UV é só acessar o link abaixo e nos escrever!

Quando for escolher sua camiseta, compre uma na loja Extreme UV!

Achou interessante? Compartilhe!

Comentários
Mais acessadas