Frete Grátis para compras acima de R$ 250,00 / Até 7 dias para trocar / Em até 6x no cartão / Blog

Aprenda como identificar o fototipo da sua pele

16/12/2019 comentarios
196 visualizações

Cada um de nós, além do tom da pele, classificados em claro, moreno e negro, possui um diferente fototipo, essa classificação “extra” foi elaborada pois a pele de pessoas com igual tom reage de forma diferente quando exposta ao Sol.

Fototipo é uma escala de classificação numérica dada para a reação de cada pele quando exposta ao Sol, elaborada por Thomas B. Fitzpatrick, em 1975, e por isso é conhecida hoje como tabela de Fitzpatrick.

escala de fototipo da pele 6 tipos

Descobrir qual o seu fototipo é super importante para saber qual a melhor maneira de proteger a sua pele dos Raios UV, evitando vermelhidão, queimaduras, bolhas, envelhecimento e doenças como o Câncer.

Abaixo todos os fototipos e suas definições, leia com atenção, veja em qual você se encaixa e qual a sua proteção solar ideal, as imagens conseguem dar uma noção real do tipo de pele para cada fototipo.

Fototipo I: Pessoas de pele  e olhos muito claros, geralmente de cabelos ruivos ou loiros. Possuem muita sensibilidade de pele, podem sofrer queimaduras solares rapidamente, não se bronzeiam e devem usar roupas e protetores solares com fator de proteção muito alto.


Fototipo II: Geralmente pessoas de pele e olhos claros, cabelos loiros ou castanho claro. Também sofrem queimaduras solares com facilidade e demoram muito para se bronzear. Proteção Solar alta também é necessária.


Fototipo III: Aqueles que possuem olhos  e cabelos castanhos, pele clara e pouco morena. Bronzeiam-se mais facilmente, não são tão sensíveis ao Sol, mas ainda podem sofrer queimaduras solares se não usarem alguma proteção, sejam elas roupas ou protetores solares com FPS acima de 30.

 

banner blog fototipo texto

Fonte: Wikipédia


Fototipo IV: Se encaixam neste fototipo as pessoas de pele morena geralmente de cabelos e olhos escuros. Pele um pouco mais resistente à exposição solar, bronzeiam-se com facilidade mas ainda assim, necessitam de proteção solar para não sofrer queimaduras. 


Fototipo V: Pessoas de pele morena com cabelos e olhos escuros. São bem poucos sensíveis ao Sol, conseguem se bronzear muito rápido e as queimaduras solares acontecem muito lentamente. Fatores de proteção solar mais baixos devem ser usados. 


Fototipo VI: São aqueles de pele negra, cabelos e olhos pretos. Não são sensíveis ao Sol, nem se queimam, e se bronzeiam profundamente. Ainda indica-se o uso de proteção solar, mesmo que com fator baixo.


Tenha uma coisa em mente: Quanto menor for o seu fototipo, mais cuidados a sua pele necessita.


A proteção solar deve estar presente indiferente do seu fototipo, mesmo as peles mais escuras necessitam de cuidados. O uso de roupas com proteção UV são uma ótima solução para o bloqueio dos Raios Ultravioletas de forma eficiente, rápida e prática. Diferente dos protetores solares em forma de loções e sprays, elas formam uma barreira física, protegendo sua pele uniformemente tanto dos Raios UVA quanto dos Raios UVB.


Vale saber: Raios UVA incidem sob nossa pele todos os dias do ano, indpendente do clima, seja neve, chuva ou sol. São os mais nocivos à nossa saúde, e os responsáveis pelas doenças de pele como o Câncer. Saiba mais aqui.


Agora que você já sabe qual o seu fototipo, e o quanto é importante a proteção solar acontecer todos os dias, é só escolher as roupas com proteção UV que irão fazer parte do seu guarda roupas! 

 Compartilhe nas Redes Sociais :)

Comentários
Mais acessadas