Frete Grátis para compras acima de R$ 250,00 / Até 7 dias para trocar / Em até 6x no cartão / Blog

 

Roupas com Proteção UV Realmente Funcionam?

Sim, funcionam, e muito melhor do que você pode imaginar!

 

 

As Roupas UV agem como grandes aliadas da nossa pele, bloqueando os raios do Sol nocivos a saúde. Apesar de serem novidades no Brasil, já estão ganhando a preferência dos brasileiros que buscam saúde e qualidade de vida. Com o avanço da tecnologia, o acesso a esses itens está cada vez mais fácil e com custos menores. 


Para que você saiba como funcionam as roupas com Proteção Solar precisamos entender o que é Radiação Ultravioleta, ela que é a responsável pelos danos à nossa saúde causados por exposição ao Sol.


A radiação ultravioleta faz parte da radiação solar, nossa atmosfera filtra a maior parte dela através da camada de ozônio, possibilitando a vida na terra, caso contrário a Terra seria um ambiente muito mais hostil.


As partes que passam pela camada, através dos buracos existentes, são os Raios UV que causam malefícios à nossa pele, ou seja, quanto maior os buracos na camada de ozônio, mais Raios Ultravioletas incidem diretamente na nossa pele, causando queimaduras e doenças a todos nós, aos animais e até mesmo nas plantas. 

 

banner paginas especiais roupa uv funciona raios

 

 

Existem três tipos de Raios UV, um deles é o Raio UV-C, que é inofensivo à saúde humana, ele é totalmente absorvido pelo ozônio e o oxigênio da atmosfera, então não chega até nós.


O Raio UV-B, é aquele responsável pelo aparecimento de vermelhidões, ardências e as queimaduras solares, são mais superficiais e penetram facilmente na pele. É mais intenso durante as estações mais quentes do ano, ainda assim é muito prejudicial à nossa saúde. 


Já os Raios UV-A são os mais prejudiciais à saúde. Eles incidem sobre a nossa pele durante todos os dias do ano, independente do clima do local, não é necessário que esteja fazendo aquele lindo dia de Sol para se proteger desse tipo de Radiação Solar, os dias chuvosos, nublados e com neve também a recebem, penetrando profundamente na pele, sendo a responsável pelo Câncer, envelhecimento e manchas. 

 

 

banner paginas especiais roupa uv funciona uvabanner paginas especiais roupa uv funciona uvb

 

 

Depois que entendermos que os Raios UV mais prejudiciais à nossa saúde, causadores de tantas doenças, ultrapassam todas as barreiras e incidem em nossa pele independente do clima, é que conseguiremos entender a grande importância da eficiente Proteção Solar. 

 

 

Roupas com Proteção UV são a Melhor Opção

 

 

As primeiras roupas com tratamento UV foram desenvolvidas na Austrália, um país com alta incidência de radiação UV, com a maioria da sua população de pele clara. Ao longo do tempo a taxa de doenças de pele, como câncer e melanoma, tornou-se alarmante. Desenvolveu-se então alguns métodos de agregar fator de proteção UV em tecidos.

 

O método mais antigo consistia em um banho de produto químico na peça pronta, que fazia com que tecidos normais como o algodão (que possui um fator de proteção UV aproximado de 5), passasse a ter um fator de proteção maior que 30. Esse processo ainda é usado hoje em dia por algumas empresas, mas como a durabilidade da proteção era baixa e se perdia com as lavagens, desenvolveu-se um método melhor, onde a proteção UV torna-se permanente na peça. 

 

O novo método de Proteção UV permanente é o que usamos em nossos produtos Extreme UV. O fio ao qual o tecido UV é feito recebe a adição de Dióxido de Titânio, elemento que bloqueia tanto os raios UV-A quanto UV-B. Com isso as peças podem ser lavadas inúmeras vezes que não perdem a Proteção UV. 

 

A Proteção UV aplicada na fiação da peça bloqueia Raios UV-A e UV-B com a mesma potência, diferentemente do protetor solar, onde o FPS (Fator de Proteção Solar) bloqueia apenas o Raio UV-B, fazendo com que você fique exposto aos malefícios dos Raios UV-A, que são os causadores das doenças de pele.

 

 

diferenca uva uvb extreme uv 

 

 

Ainda assim, mesmo com o uso das roupas com Proteção Solar devemos manter os cuidados e uso do filtro solar nas partes que não são cobertas pela peça. O Protetor é dispensado nas partes cobertas pela roupa, independente do tempo de exposição ao Sol. 


Os cuidados que você precisa ter com as Roupas de Proteção Solar são simples, indicamos lavar sem o uso de alvejantes e produtos químicos, secar à sombra e não necessitam passar. Com isso, suas peças se manterão como novas durante toda sua vida útil. 

 

 

Para Entender Melhor: Qual a Diferença entre FPS e FPU?

 

 

O FPS significa "Fator de Proteção Solar", e é usado em cremes e loções, por exemplo. O FPS está relacionado com o fator de proteção apenas de Raios UV-B. O FPU significa "Fator de Proteção Ultravioleta", e é usado em roupas e tecidos. O FPU protege você tanto dos Raios UV-A quanto UV-B. Para se ter ideia, uma camiseta com fator de proteção UV-A 50 e UV-B 40, por exemplo, é classificada como FPU 40, para que ela possa ser classificada como FPU 50 ela precisa atingir, durante os testes, fator de proteção UV-B 50, e protegerá sua pele em cerca de 98%. 


A norma técnica que garante o fator de proteção ultravioleta em roupas é de origem Australiana (ARPANSA). O INMETRO combina essa norma junto com suas exigências nacionais para certificar e credenciar os laboratórios no Brasil, que passam por rigorosos testes. Todos os tecidos que a Extreme UV utiliza são testados e aprovados em laboratórios credenciados pelo INMETRO.

 

 

 paginas especiais protecao uv funciona banner

 

 

Diversidade de Cores e Tecidos

 

 

Hoje em dia possuímos uma grande variedade de Tecidos com Proteção Solar. A Extreme UV possui a linha de tecidos ICE, NEW DRY, DRY, GLOSS, e TÉRMICOS, todos com Proteção UV permanente. Dentre todos esses, uma grande quantidade de cores está à sua escolha, e também vários modelos funcionais para esportes e dia a dia. 


Os acessórios também podem ser de grande ajuda quando estamos expostos ao Sol, as Luvas e Protetores de Pescoço protegem as partes que geralmente ficam mais vulneráveis as queimaduras solares. 


Então agora que você descobriu que as roupas UV realmente funcionam, e são muito mais eficientes que os protetores solares, é só escolher o seu modelo preferido!


Se ainda estiver com dúvidas sobre o assunto, recomendamos a leitura do nosso artigo sobre as Diferenças entre o Protetor Solar e a Roupa Uv.

 

Confira Abaixo as Melhores Camisetas com Proteção Solar Extreme UV

Comentários