A HISTÓRIA DA CBVELA
A CBVela : Confederação Brasileira de Vela
A CBVela - Confederação Brasileira de Vela - nasceu no ano de 2013, que hoje é a responsável pelo desenvolvimento da Vela no país e também internacionalmente. Ela é filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e também ao Comitê Olímpico Internacional.
Além de participar dos Jogos Olímpicos, os velejadores do Brasil também participam de várias outras competições importantes que fazem parte do calendário anual da vela no país, como a Copa Brasil de Vela, que reúne todas as classes olímpicas competindo para formar a Equipe Brasileira de Vela para disputas durante o ano.
A CBVela também realiza a Copa Brasil de Vela Jovem, para selecionar novos talentos para as competições como o Mundial da Juventude. Além disso ela gerencia programas como o Conhecendo Novas Velas, voltado para crianças que se simpatizam com a modalidade de esporte, e também cria clínicas para integrar e desenvolver o esporte.
Dentre algumas das competições importantes anuais promovidas pela CBVela no país destaca-se a Semana de Ilhabela e também a Regata Internacional Recife / Fernando de Noronha (REFENO). Em Itajaí, Santa Catarina, a Volvo Ocean Race, competição internacional de volta ao mundo.
Hoje, a vela é o esporte que trouxe o maior número de medalhas de Ouro olímpicas da história do esporte do Brasil, são 7 (sete). No total, os velejadores brasileiros já conquistaram 18 medalhas nos jogos olímpicos.
Abaixo os nomes de alguns atletas brasileiros importantes no mundo da Vela enchem de orgulho por representar o esporte com tanta seriedade, esportividade e empenho:
- Torben Grael, bicampeão olímpico, tetracampeão mundial (Snipe e Star), da Volvo Ocean Race e da Louis Vuitton Cup.
- Robert Scheidt, bicampeão olímpico e 15 vezes campeão mundial (Laser).
- Kahena Kunze, campeã olímpica e mundial (49er FX). Considerada melhor velejadora do Mundo em 2014 junto com sua parceira Martine Grael.
- Martine Grael, campeã olímpica e mundial (49er FX). Considerada melhor velejadora do Mundo em 2014 junto com sua parceira Kahena Kunze.
- Marcelo Ferreira, bicampeão olímpico e mundial, com participação na Volvo Ocean Race com a equipe Brasil 1.
- Bruno Prada, duas medalhas olímpicas (prata e bronze) e tetracampeão mundial (Star).
- Eduardo Penido, campeão olímpico (470).
- Marcos Soares, campeão olímpico (470).
- Daniel Adler, medalhista olímpico de prata (Soling) junto com Ronaldo Senfft e Torben Grael.
- Ronaldo Senfft, medalhista olímpico de prata (Soling) junto com Daniel Adler e Torben Grael.
- Lars Björkström, campeão olímpico (Tornado) junto com Alexandre Welter.
- Alexandre Welter, campeão olímpico (Tornado) junto com Lars Björkström.
- Clinio Freitas, medalhista de bronze (Tornado) junto com Lars Grael.
- Kiko Pelicano, medalhista de bronze (Tornado) junto com Lars Grael.
Fonte da listagem: wikipedia
O que é o esporte à vela?
Possui este nome a prática esportiva que traz barcos que são movidos por velas usando a força dos ventos para deslocarem-se. Podem ser monotipos ou oceânicos, dependendo do tamanho do barco, e da possibilidade de residir ou não, dentro da cabine deles. Os monotipos competem somente entre si, e os oceânicos são considerados barcos de grande dimensão.
Os barcos são divididos em classes para as competições, que são chamadas de regatas. Nos jogos Olímpicos são cerca de 10 classes de monotipos competindo juntos.
Quando começou a vela no mundo?
A vela começou quando iniciaram as navegações marítimas a fim de explorar as regiões européias, a partir do século XV. Antes disso utilizavam os barcos a vela como meio de transporte, e o início das competições se deu a partir do século XVII, regatas nos mares britânicos com o incentivo do Rei Carlos II.
Com o passar dos anos a prática da vela como esporte veio para contribuir com o desenvolvimento das civilizações, e era muito usada também como meio de transporte.
No ano de 1851 foi realizada a America’s Cup, regata que era considerada a mais famosa e prestigiada no mundo da vela até então.
Em 1907 nasceu a União Internacional de Corridas de Iates, que passou a chamar Federação Internacional de Vela anos mais tarde, e hoje possui o nome de World Sailing.
No Brasil, as atividades a vela iniciaram no final do século XIX, trazido pelos europeus. O Iate Clube Brasileiro foi o primeiro clube de vela instalado no Brasil, em Niterói, no ano de 1906. Já em 1935 foi feita a primeira regata nacional, com nome de Troféu Marcílio Dias.
A parceria CBVela e Extreme UV para os Uniformes
A CBVela e a Extreme UV firmaram parceria para oferecer aos atletas velejadores as melhores opções do vestuário com tecnologias adequadas ao ambiente de competição, como a proteção solar, secagem rápida com tecidos ultra-leves, conforto para movimentos livres e muito mais.
E uma ótima notícia ao público amante do esporte e admiradores da vela é que todos os modelos de roupas uv oficiais usadas pelos atletas estão à venda também na loja online Extreme UV com toda a linha CBVela oficial.
A Extreme UV desenvolveu uma linha de Uniformes Oficiais para a CBVela pensando nos detalhes e nas necessidades dos velejadores. São peças que possuem proteção solar aplicada e permanente, que não sai com as lavagens. Além disso, os tecidos tecnológicos em que o produto foi desenvolvido possuem rápida evaporação do suor, consequentemente secagem rápida e são super fáceis de lavar. Os tecidos são extremamente leves proporcionando conforto e equilíbrio térmico durante a prática esportiva.
Conheça na loja online oficial os produtos CBVela com Proteção Solar produzidos pela Extreme UV.