Entenda Porque os Ingredientes dos Protetores Solares Prejudicam a sua Saúde
PROTETORES SOLARES: Mais Malefícios do que Benefícios
Protetores Solares foram desenvolvidos exclusivamente com a finalidade de proteger a pele, e por orientação, devemos aplicar uma camada grossa e reaplicá-lo sempre que necessário.
Os ingredientes contidos nos Protetores não podem irritar à pele ou causar alergias, e devem proteger você dos Raios Ultravioletas.
Quando os protetores são em forma de spray, deve-se ter o cuidado de não inalar, para que não prejudique seus pulmões e órgãos internos.
Ainda assim, com todos esses cuidados, os produtos químicos usados na composição dos protetores podem ser absorvidos pelo corpo, podendo ser encontrados em amostras de exames de sangue, do leite materno e da urina.
Para entendermos melhor, os ingredientes comumente ativos nos protetores se dão de duas formas: filtros minerais e químicos.
Cada qual usa sua forma diferente de proteger a pele e refletir a luz solar. A maioria dos protetores usa filtros químicos, que é composto por cerca de dois a seis ingredientes ativos, podendo ser, entre eles: oxibenzona, avobenzona, octisalato, octocrileno, homosalato e octinoxato. Já os filtros minerais utilizam óxido de zinco ou óxido de titânio.
FILTROS QUÍMICOS: Atenção a Oxibenzona e ao Octinoxato
Em se tratando de filtros químicos, pesquisas indicam que eles podem diminuir níveis de hormônios e causar alergias relacionadas à proteção solar, levantando uma gama de estudos importantes sobre a consequência do uso dos protetores solares.
De todos os filtros químicos, o mais preocupante é a oxibenzona, que foi encontrada em 65% dos protetores solares examinados em 2018.
Quando falamos em estudo de pessoas, a oxibenzona foi encontrada em mais de 96% da população americana, sendo que, quando medida em adolescentes, os pesquisadores descobriram que ela diminuía muito os níveis de testosterona, além de que, em 85% das mulheres que amamentam, também foram encontrados níveis altos deste filtro, e mais 4 tipos dele, o que indica que os bebês também estão expostos à não somente este, mais vários outros filtros químicos.
Estudos em animais também indicam que a oxibenzona e o octinoxato afetam diretamente à reprodução e o desenvolvimento, alterando hormônios da tireóide, onde foi encontrado menores contagens de espermatozoides, atraso na puberdade e piores qualidades espermáticas, enquanto que nas fêmeas estaria ligado à casos de endometriose.
FILTROS MINERAIS: Nanopartículas de Óxido de Zinco e Dióxido de Titânio
Nos filtros minerais, que são feitos de nanopartículas de óxido de zinco e dióxido de titânio, os estudos indicam que muito pouco, ou nenhnuma partícula consegue penetrar na pele e alcançar tecido vivos, classificando de maneira muito melhor esse tipo de protetor solar cada vez mais indicado por médicos.
Outro ingrediente que é inativo, compõe cerca de 50% dos protetores solares e merece atenção, é a metilisotiazolinona, que foi considerada o alérgeno mais prejudicial do ano de 2013, e foi encontrada em 40% dos protetores.
Ela é encontrada também nos lenços umedecidos e outros produtos que se dizem hipoalergênicos, destinados à serem passados na pele. Em 2015, na América do Norte, existiu uma epidemia de sensibilidade à este ingrediente.
O fato da metilisotiazolinona ser cada vez mais usada em protetores solares causa preocupação, pois os usuários são expostos à grandes concentrações desse produto, além de reaplicá-los com frequência.
ROUPAS COM PROTEÇÃO SOLAR PERMANENTE: A Alternativa mais Eficiente
Cada vez mais indicadas por médicos dermatologistas, as Roupas com Proteção UV solucionam os problemas trazidos pela aplicação de Protetores Solares diretamente na pele.
Com uma camada segura, eficiente e permanente, ela protege sua pele contra a incidência de Raios Ultravioletas. Sua Proteção UV é gerada durante a construção da malha , o que faz com que ela se torne permanente, não saindo com as lavagens. Garante 98,5% de bloqueio dos Raios UV.
O Fator de Proteção UV da peça escolhida é quem ditará o quanto sua pele estará protegida, fatores acima de 45 são os melhores, bloqueando em 98% a passagem dos Raios UV.
A escolha dessas roupas e acessórios facilita muito a exposição ao Sol, pois além de não preocupar-se em reaplicar loções ou sprays, pois a sua pele está protegida pelos lugares cobertos pela peça, elas ainda são super fáceis de lavar e secam muito rápido, ajudando no transporte do suor para fora do corpo.
Acesse nosso site, confira todos os modelos disponíveis e escolha a sua!
Compartilhe nas Redes Sociais
Texto escrito por Bruna L. B. Lindner em
Fica proibida, pela Lei dos Direitos Autorais, a reprodução total ou parcial sem autorização prévia da autora.
Entenda Porque os Ingredientes dos Protetores Solares Prejudicam a sua Saúde: Mais Malefícios do que Benefícios
Os protetores solares possuem produtos químicos usados em sua composição que são absorvidos pela pele, fique atento a cada produto e saiba quais cuidados tomar para não irritar à pele ou causar alergias. Lembre-se de usar o protetor solar e vestir roupas com proteção UV.