Frete Grátis para compras acima de R$ 250,00 / Até 7 dias para trocar / Em até 6x no cartão / Blog

Roupa com proteção solar escura é mais eficaz do que as claras?

03/12/2019 comentarios
83 visualizações

As roupas com proteção solar de cores escuras não são mais eficazes do que as cores claras. Entenda o processo de aplicação dessa tecnologia nos tecidos e como ela é igualmente eficaz para qualquer cor desenvolvida.

Roupas com proteção solar começaram a ser desenvolvidas para proteger a pele dos danos causados pelos Raios UV de maneira mais eficaz, e substituir a aplicação dos protetores em forma de gel, loções e sprays, nas partes cobertas pela peça.

A aplicação dessa tecnologia permanente só é possível nos tecidos de microfibra - poliéster e poliamida - os outros perdem a eficácia da proteção solar com as lavagens. 

 

blog extreme uv cores escuras 2

 

Como funcionam as roupas com proteção solar UV? 

A proteção solar nos tecidos de microfibra acontece quando os fios utilizados na sua construção recebem aplicação de dióxido de titânio, que precisa necessariamente ser feita durante a fiação para se tornar permanente, quando adicionado depois do tecido pronto, perdem eficácia com as lavagens. 

O dióxido de titânio é um poderoso refletor dos raios ultravioletas, bloqueando sua passagem, não deixando que eles cheguem até a pele. 

Quando os tecidos estiverem prontos, são submetidos a análises para saber em qual faixa de proteção UV cada um deles se encaixam. Esses testes são feitos em laboratórios especializados e devem obedecer a norma brasileira de proteção solar em tecidos ABNT NBR  16695:2018.

Após isso estão prontos para a venda em empresas como a Extreme UV, que irá então, produzir as roupas com proteção solar.

 

Entenda como a cor não interfere nas Roupas com Proteção Solar

Se um tecido de microfibra azul recebeu certificação de FPU 50+, que bloqueia 98,5% da passagem dos Raios UV, ele não irá bloquear mais ou menos raios do que um tecido igual, na cor branca, com o mesmo FPU. Se os dois tecidos foram certificados com o mesmo fator de proteção ultravioleta, então obrigatoriamente bloqueiam a mesma porcentagem de raios UV. 

O bloqueio dos Raios UV com tecidos de mesmo FPU mas com cores diferentes é igual!

Se você já ouviu falar que roupas escuras bloqueiam mais a passagem dos Raios UV do que as claras, isso acontecia no passado, quando as pessoas usavam roupas de algodão enquanto ficavam expostas ao Sol, aí sim as cores claras deixavam “passar” mais os raios ultravioletas.

Hoje, com o avanço da tecnologia, o desenvolvimento dos tecidos de microfibra com proteção solar permanente, e a certificação deles, todas as cores podem bloquear igualmente os Raios UV, independente se fores escuras ou claras. 

Vale saber: O principal fator das camisetas com proteção solar permanentes serem feitas somente em tecidos de microfibra é que o dióxido de titânio incorporado nelas reflete os Raios UVA e UVB na mesma proporção.

Raios UVA são os mais danosos à nossa saúde e estão presentes todos os dias do ano, independente do clima que está fazendo. Seja chuva, neve, dias nublados ou com Sol, ele chega até nós. É o responsável pelo aparecimento de manchas, envelhecimento e doenças de pele. 

Raios UVB são os raios de verão, causam vermelhidão, queimaduras e manchas, mas estão presentes somente nas estações quentes do ano. 

Entender que você deve proteger sua pele todos os dias do ano é imprescindível para a saúde, o uso de roupas com proteção solar, além do benefício do bloqueio dos Raios UV, é agradável pelo conforto que traz, são tecidos com toque macio e gelado, respiráveis e com secagem rápida. Acesse aqui a loja online da Extreme UV e conheça os modelos disponíveis, escolha a sua para um dia a dia mais tranquilo!

 Compartilhe nas redes sociais :) 

Comentários
Mais acessadas